' no poupar é que está o ganho '

Como diz sempre o meu paizinho! ...
Este ano os meus pais resolveram dar-nos uma mesada fixa, a mim e à minha irmã. Nos outros anos iam pondo dinheiro na conta à medida que íamos precisando. Acabávamos por não ter muita noção de quanto gastávamos. Agora não, agora dão x e temos que sobreviver com o que temos. Claro que as despesas maiores, como roupa, casacos, calçado, livros, eles fazem questão de ajudar, até porque se acham nessa obrigação. Mas aquelas despesas de fotocópias, almoços na faculdade, gastos extra, como as minhas cotas todos os meses para a comissão do carro e mais algumas coisas que vão surgindo, tudo isso é para ser bem gerido, através da mesada.
Impus a mim própria pôr de parte, todos os meses, pelo menos 20 euros. Se conseguir mais, óptimo! O ano passado, na altura da queima, joguei setas para ganhar um bilhete geral ou pontual e, para puder concorrer, tive que abrir uma conta jovem poupança da Caixa. Já era da Caixa antes, mas tinha apenas a conta à ordem e a outra desde que nasci, que tem o bolo maior e que ainda não faço intenções de lá mexer. Quando terminou o trabalho de verão meti para essa conta, a do jovem poupança, uma parte. E agora vou também começar a lá pôr tudo o que sobejar da mesada, no final de cada mês. Claro que pode haver meses onde se gasta mais que outros. Mas espero vir a conseguir pôr mais que vinte. O natal está também aí à porta e já começo a pensar nos presentes a oferecer às minhas pessoas especiais. E, quem sabe, um dia destes, não vá puder realizar alguns dos meus sonhos com esta poupança. Era matar dois coelhos com uma cajadada só: ficar feliz por realizar um sonho e ainda ficar orgulhosa de mim mesma por me saber orientar financeiramente. Está nas minhas mãos :)

1 comentário:

  1. Quando andava na faculdade era assim que o meu pai fazia e foi resultando. No fundo é assim a vida: recebes o teu ordenado, poupas, compras o necessário e se der o desnecessário, mas tem de guardar sempre. Ou pelo menos tentar, cada um c a sua técnica...

    ResponderEliminar