há sempre alguém pior que nós .

Muitas vezes achamos que a nossa vida anda mal, quando na verdade somos nós a exagerar, que não temos isto e aquilo, aborrece-mo-nos com coisas mínimas, damos importância a mesquinhices e não nos lembramos que há sempre alguém pior que nós. Sim, também há sempre alguém que esteja melhor, muito melhor. Isto tudo para dizer o quê? Hoje soube que o pai de uma colega minha está em fase terminal, com cancro na cabeça. Cada vez que ela vai de fim de semana para o ver, ele está pior. Vê mal, não consegue falar e, pior que tudo, apercebe-se que está nas últimas. Se não me contassem não diria que ela tinha o pai nessa situação. Quem olha para ela vê-a sempre com um sorriso. Mas por dentro já anda conformada que mais cedo ou mais tarde lhe vai dizer adeus. Não consigo imaginar o que será ter uma pessoa que gostamos tanto nessa situação. Ela questiona-se muitas vezes o porquê de ser com ele, de ser a família dela a passar por esta situação. O que fizeram eles para merecer tanto sofrimento. Perder um pai em qualquer altura da vida deve ser doloroso, perder um pai enquanto se é jovem deve ser cruel. Qualquer que seja o desfecho para o pai dela, sei que vai ter muitos amigos que a vão apoiar sempre, mesmo que a ferida nunca mais se feche.

3 comentários:

  1. houve um estágio que eu fiz no hospital de portalegre que mudou muito a minha forma de ser, precisamente por isso, porque vi tanta coisa má, tanta coisa que eu me perguntava 'como é que é possível eu queixar-me de ter problemas?'. e nisso que penso sempre que me sinto mais em baixo. a minha mãe até brinca comigo mas na verdade eu tenho um lema de vida e o meu é 'dar valor ao que se tem'. com isto não quer dizer que não busquemos sempre mais e melhor para nós, mas sem dúvida que dar valor ao que temos, principalmente à saúde, ao amor e à comida na mesa, é meio caminho andado para se ser feliz. espero que a tua colega saiba ultrapassar esta fase tão dura. *

    ResponderEliminar
  2. Uma perda é sempre difícil e insubstituível quando a pessoa em questão é demasiado importante para nós :)E quem diz que tudo passa, é mentira. Não passa. Simplesmente vamos apreendendo a saber lidar com ela e a arranjar estratégias. Às vezes, temos que por o egoísmo de parte e perceber que o melhor é deixar a pessoa partir, mesmo que isso nos custe. :) Tenho a certeza que mesmo que o desfecho seja o pior, que ela vai conseguir aprender a lidar com essa ausência da melhor maneira :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada :)
    Em criminologia, mas como quase em todos os cursos será uma grande busca por um trabalho!

    ResponderEliminar