uma decisão de peso .

Já há um tempo que havia aqui dito que gostava de fazer Erasmus. Sempre foi uma coisa que tinha em mente, mesmo antes de ter entrado na universidade. Entrei para a universidade e fui deixando para trás essa ideia, até porque no primeiro ano não dá para fazer e mesmo que desse é um ano de habituação a uma nova etapa, conhecer amigos, etc. Há pouco tempo voltei a pensar nesta oportunidade. Em conversa com colegas minhas, que também querem ir, o bichinho voltou. Sei que é uma decisão muito importante para mim enquanto estudante e pessoa. Conhecer outro país é sempre uma mais-valia, para não falar no propósito que me leva a fazer Erasmus: enriquecer o meu currículo. Falei com os meus pais sobre tudo isto e, claro, eles não se opõem. Já tinha falado com o D., há uns tempos, sobre a possibilidade de ir. Ele, claro, não disse para deixar de ir, mas sei que no fundo há sempre o sentimento de perda. Não sou daquele tipo de pessoas que acha que o facto de o casal estar separado um tempo que as coisas arrefecem. Como disse, o meu propósito de ir é simplesmente realizar-me mais um pouco. Como não penso em tirar outro curso, a oportunidade de fazer Erasmus é agora. Eu sei que é uma decisão minha e que ninguém pode escolher por mim. Mas também sei que vai ser complicado estar fora, noutro país, de setembro até dezembro [se fizer será apenas um semestre, e o primeiro ... quero cá estar no natal e na queima, claro!]. Tenho que pensar muito bem nisto. O factor euros também importa bastante ... se vir que a bolsa que me atribuirão não é das melhoras [que tenha que por muito mais do meu bolso para me conseguir sustentar] desistirei na hora. Não tenho é assim muito tempo quanto isso, uma vez que dia 31 de janeiro tenho que me decidir para me candidatar. 
A candidatura terá que contemplar três destinos [por ordem de preferência]. Meteria em primeiro lugar Itália e os últimos dois seriam ambos para Espanha [mas em universidades diferentes].
Ainda tenho algum tempo para pensar. Certamente será tema para outros posts...

2 comentários:

  1. Nunca pensei fazer erasmus apesar de achar a ideia mesmo gir. Conhecer um novo país, estar por nossa conta, conhecer novas pessoas e culturas, parece-me fantástico. Mas sei que não aguentaria estar longe do meu namorado tanto tempo, por opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi apenas uma ideia, que não se irá concretizar tanto por deixar cá o namorado, como pela parte financeira. Dizem que as bolsas não são grande coisa, e como eu não tenho direito a uma bolsa para estudar cá, dificilmente teria uma de jeito para estudar lá!

      Eliminar