growing up is not easy .


Às vezes, quando estou a sós com os meus pensamentos, é que me apercebo que estou prestes a fechar mais um ciclo na minha vida. Que tenho que pensar de que forma irei abrir o próximo: o que quero fazer e o que realmente vou fazer. As coisas não estão fáceis. O meu curso não é dos que tem mais saídas neste país, mas também neste momento são mais os que não têm do que os que têm. Fazer mestrado ou não fazer (?) é das perguntas que mais me tem inquietado a cabeça nos últimos tempos. Oiço conselhos de todos os lados: de pessoas que por já lá passaram e de pessoas que nunca andaram na universidade. Claro que os meus pais gostariam que continuasse, que não me ficasse apenas pela licenciatura. As pessoas que mais por dentro estão do assunto, também me fazem ver que só a licenciatura não chega nesta altura. Mas, quem me diz a mim que tirar mestrado é motivo para arranjar emprego na área? É só mais um investimento de dois anos. São só mais dois anos a matar a cabeça. Por um lado queria investir nisso, testar a mim mesma que consigo, mais que não seja para realização pessoal. Depois coloca-se a hipótese de onde tirar mestrado, em que área. Será que fazia bem em meter-me num de uma área específica ou tirar o geral e depois, no último ano de mestrado, escolher a área que pretendo? Perguntas e mais perguntas. E o tempo vai correndo, a olhos vistos. Crescer e ter que tomar atitudes por nós próprios não é mesmo nada fácil. Afinal, é só o meu futuro que está em jogo and I get scared.

3 comentários:

  1. Hoje em dia, ter ou não mestrado não é condição para ter ou não emprego. Podes investir na tua formação, especializar-te numa área, tentar ser melhor naquilo que fazes, mas infelizmente, o panorama nacional atual não é fácil e nem sempre os melhores e(ou com mais estudos têm mais oportunidades. É mau, é duro mas é assim.

    Não podes pensar nos ses, tens simplesmente de definir o que achas que vai ser melhor para ti, pessoal e profissionalmente. P.e, na área da Fisioterapia eu teria sido incapaz de tirar mestrado sem ter experiência profissional, porque a especializar-me teria de ser sempre na área ou onde trabalhasse ou que gostasse mais. Mas são cursos muito diferentes, p.e, eu não sei se com o teu curso é comum trabalhar-se só com licenciatura... É também por aí que tens que ver.

    Beijocs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o meu curso é muito diferente...nem estágio curricular temos.. Só este ano é que estou a ter cadeiras mais práticas e que consigo ter uma pequeníssima noção do que posso fazer no futuro...
      Vou ter que me informar melhor com que anda mais por dentro do assunto, relativamente à minha área...
      Mas obrigado :)

      Bjinho *

      Eliminar
  2. Eu fiz mestrado e antes de acaba-lo arranjei trabalho na área. Foi graças à minha tese que arranjei trabalho! Sai de lá porque as condições já não me estavam a agradar. Fui aceite em entrevistas de emprego mas depois de saber as condições fui eu que não aceitava.
    Até podes encontrar trabalho na área mas ninguém te garente que não irás ganhar o mesmo que se tivesses o 12º! Pensa que o investimento que se faz hoje em dia nos estudos não é recompensado no trabalho.

    ResponderEliminar